Rua Marechal Xavier da Câmara, 52 - São Paulo - SP 11 3857-2002
Informações sobre nossos Serviços Especiais

Informações sobre nossos Serviços Especiais

Além dos ensaios não destrutivos (END) mais usuais, como: líquido penetrante, partículas magnéticas, medição de espessura etc., existem outros igualmente capazes de proporcionar informações mais específicas acerca dos defeitos de um determinado produto, bem como apresentar um minucioso acompanhamento da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas. São os chamados “Serviços Especiais”.

Informações sobre nossos Serviços Especiais

VIDEOENDOSCOPIA

Ensaio não destrutivo indicado para a determinação de descontinuidades em locais nos quais não seja possível visualizar a superfície.

É introduzida uma câmera em sua ponta, que reproduz as imagens para análise do operador em terminal de vídeo.

A videoendoscopia tem seu desempenho reconhecido quando aplicada em inspeção de trocadores de calor, caldeiras, geradores de energia e tubulações industriais.

Informações sobre nossos Serviços Especiais

B-SCAN

Ensaio não destrutivo que utiliza a técnica de ultra-som por varredura, metodologia B-Scan (método de apresentação gráfica dos resultados de uma série de medição de espessura que mostra, em escala, o perfil da seção transversal do componente ou peça inspecionada).

Possibilita determinar a extensão, profundidade e morfologia de danos, como perda de espessura (alvéolos e desgaste), causada por fluidos em plantas químicas, petroquímicas, siderúrgicas, celulose etc.

Informações sobre nossos Serviços Especiais

ÍRIS

Ensaio ultra-sônico (pulso eco), indicado para a determinação de espessura remanescente em tubos de trocadores de calor e caldeira, quando não se tem acesso à superfície externa. O ensaio caracteriza a presença de pitting, alvéolos, erosão e abrasão, tanto na superfície interna como externa.

Aplicados em materiais ferrosos, não-ferrosos e plásticos com diâmetro de 9 mm a 100 mm (interno), comprimento até 30 m, espessura de 0,50 a 12,5 mm em equipamentos verticais, horizontais ou em “U”.

Informações sobre nossos Serviços Especiais

ANALISE QUÍMICA NÃO DESTRUTIVA ESPECTROMETRIA PORTÁTIL

A mistura de materiais metálicos na produção, armazenamento e montagem ou fabricação de componentes e estruturas é um problema freqüente e de muita gravidade. Em alguns projetos, inclusive, é requerida a identificação positiva (Positive Material Identification - PMI) de todos os materiais empregados.

Estes problemas trazem elevados riscos para a operação e manutenção de instalações e estruturas. As soluções clássicas variam desde testes semi-empíricos como o ``fagulhamento`` e o teste por pontos, considerados de baixa confiabilidade, até as análises químicas, que envolvem a remoção cuidadosa de amostras e o envio a laboratório químico, de elevado custo e prazos extensos.

Através do uso de espectrômetro portátil por fluorescência de Raios-X, a CCI – Centro Controle e Inspeção Ltda possibilidade de realizar a identificação positiva de materiais e a análise química quantitativa imediata, sem remoção de amostras ou danos ao equipamento e, na maioria das vezes, sem a necessidade de interrupção da operação.

Informações sobre nossos Serviços Especiais

BENEFÍCIOS

  • Análise química quantitativa realizada em minutos, sem remoção de amostra, eliminando dúvidas e permitindo decisões sobre substituição, manutenção, reparo, assim como ações preventivas.
  • Identificação positiva de materiais, com identificação automática de mais de 500 ligas comerciais.
  • Análise feita no local, sem necessidade de interrupção da operação do equipamento, podendo ser realizada, inclusive, em superfícies de temperatura elevada.

Solicite um orçamento

Whatsapp CCI